Maximos Informática

Windows 7: A BÍBLIA – parte I

Já faz um tempo que o Baixaki vem publicando artigos e tutoriais sobre o Windows 7, o último lançamento do sistema operacional da Microsoft. São diversos assuntos abordados, que vão desde a simples personalização do desktop até dicas de segurança e uso.

Para facilitar a vida dos leitores, preparamos este guia com a relação de 150 tutoriais, divididos por categoria. Assim fica mais fácil encontrar aquela dica esperta ou a solução para resolver determinado problema que o usuário possa estar enfrentando.

Portanto, explore e divirta-se com o nosso guia. E não esqueça de conferir a segunda parte da listagem!

WIndows 7: A BÍBLIA

Personalização

Alterar a fonte das janelas do sistema

Todo mundo gosta de personalizar a Área de trabalho de alguma forma, seja trocando o papel de parede, o protetor de telas ou os ícones usados pelos programas. Além disso, também é possível alterar a fonte usada pelas janelas e menus do Windows. Leia o artigo para saber como proceder!

Mudar a aparência do Botão Iniciar

Este artigo ensina como criar um Botão Iniciar totalmente novo e como aplicá-lo no computador sem ter que realizar mudanças em arquivos importantes do sistema. Dessa forma, você pode garantir um desktop mais personalizado e não correr o risco de afetar funcionamento do sistema.

Adicionar mensagens à tela de logon

Antes de escolher com qual usuário deseja iniciar a seção, que tal contar com uma frase de boas-vindas redigida por você mesmo? Leia o tutorial e saiba como adicionar esse toque extra ao seu sistema.

Corrigir problemas com a interface Aero

Podem acontecer mudanças na interface Aero ao trocar algum componente de hardware ou instalar programas que modificam a aparência do computador. Saiba como recuperar a aparência original do Windows 7.

Trocar o papel de parede do Windows 7 Starter

É impossível trocar o papel de parede e os sons padrão do Windows 7 Starter, certo? Bem, na verdade existe uma forma de furar esse bloqueio. Leia este tutorial e descubra um meio para não ter mais que ficar olhando sempre para esta mesma tela.

Mudar o som de inicialização

Ao iniciar o Windows, uma mensagem sonora indica que o sistema está sendo iniciado. Que tal mudar esse som para sua música favorita ou uma mensagem gravada por você? Veja como proceder!

Incluir mensagem de texto na inicialização do Windows

Quer deixar um recado para todos os usuários do computador? Então que tal configurar uma mensagem de texto que será exibida durante a inicialização do sistema? Aprenda como fazer e espalhe as suas mensagens.

Trocar os sons do Windows pelos do Ubuntu

Quem usa o Windows, mas gosta de alguns dos recursos do Ubuntu, pode contar com programas desenvolvidos para simularem os efeitos da distribuição Linux no sistema da Microsoft. Este tutorial ensina como o esquema de sons do Ubuntu no seu Windows 7 ou Vista.

Deixar o Aero mais suave

O Aero é um tema muito bonito, mas que pode ser pesado demais para algumas máquinas. Então que tal ajustá-lo para uma execução mais suave? O procedimento é bastante simples e está detalhado neste tutorial.

Personalizar seu desktop

Sabia que além de aplicar novos temas, você pode dar a ele novos planos de fundo e alterar a cor das janelas? Aprenda a customizar os seus temas e a deixá-los com a sua cara!

Alterar as imagens de usuário

Mesmo algumas personalizações simples como essa escondem opções interessantes. Veja o que você pode fazer com as imagens de usuário do Windows.

Modificar o uxtheme.dll para instalar qualquer tema

Além dos temas oficiais disponibilizados pela Microsoft, você também pode instalar outros pacotes que alteram elementos da Área de trabalho, desenvolvidos por terceiros. Saiba como por meio deste tutorial.

Criar temas

Chega de usar temas feitos por outras pessoas! Coloque a cabeça para funcionar e use a criatividade para criar os seus próprios temas!

Adicionar a opção de Personalização nas versões Starter e Home Basic

Diferente das outras versões do Windows 7, as versões Starter e Home Basic não possuem o Painel de personalização e nem apresentam a opção “Personalizar” ao clicar com o botão direito do mouse sobre a Área de trabalho. Porém, existem formas de contornar essas restrições.

Programas para personalizar o Windows 7

Neste artigo, o Baixaki selecionou 15 aplicativos práticos e eficientes para quem deseja personalizar o visual do Windows 7 e ajustar melhor o desempenho do sistema.

Personalizações para o Windows 7

Cansou do visual do seu sistema operacional? Confira esta seleção de programas e pacotes que personalizam desde a Área de trabalho e papéis de parede até o Menu Iniciar e a tela de logon.

Configurar rapidamente a capa de cada pasta do Windows 7

Identifique mais rapidamente uma pasta do sistema configurando uma imagem única pra representá-la na janela do gerenciador de arquivos.

Mudar a tela de logon do Windows

Personalize ainda mais o Windows 7 instalado em sua máquina: altere as telas de logon do sistema.

Desempenho e armazenamento

Habilitar cache e aumentar a velocidade da máquina

Ao habilitar algumas funções nativas do Windows, você pode liberar o uso de memória RAM e, a partir de então, executar tarefas com mais facilidade.

Melhorar a velocidade de inicialização

É possível fazer com que o Windows carregue a Área de trabalho antes mesmo de você logar, fazendo com que você não tenha que esperar muito tempo para começar a utilizar efetivamente o sistema.

Prevenir travamentos do Explorer

Você provavelmente já passou pela experiência de travar o Windows Explorer ao visualizar certas pastas por ele. Neste tutorial você aprende como prevenir esses travamentos, fazendo com que as pastas sejam abertas em processos distintos.

Desabilitar o recurso Homegroup para ganhar mais memória

Precisando de mais memória livre? A função HomeGroup (Grupos domésticos) do Windows 7 é uma dessas opções que podem ser desativadas para economizar o uso de memória RAM. Saiba se você está mesmo usando essa ferramenta e como desabilitá-la.

Economizar espaço em disco compactando arquivos e pastas

O espaço em disco está acabando? Saiba como usar o recurso de compactação de dados do NTFS, o sistema de arquivos do Windows.

Aumentar a velocidade de algumas ações na Barra de tarefas

A Barra de tarefas do Windows passou por diversas modificações para a versão mais recente do sistema operacional. Este artigo lista diversos ajustes que podem ser feitos para personalizar o visual e aumentar o desempenho da Barra. Confira!

Certas cores afetam o tempo de inicialização do Windows 7

A inicialização do Windows 7 pode ficar até 30 segundos mais lenta dependendo do esquema de cores que o usuário escolher. O Baixaki mostra como corrigir este atraso de inicialização por meio de uma ferramenta da própria Microsoft.

Deixar o Menu Iniciar mais ágil

Aprenda a modificar as configurações do Menu Iniciar para que você tenha acesso mais rápido aos itens do Painel de controle, por exemplo.

Liberar espaço em disco removendo o modo de hibernação

Ao habilitar o modo de hibernar do computador, o Windows armazena as informações do estado atual do sistema em um arquivo chamado “Hyberfil.sys”. Dessa forma, o sistema pode ser recuperado rapidamente ao voltar da hibernação. Mas este recurso custa caro: desabilitando a função de hibernar você pode liberar até 6 GB!

Utilizar a limpeza de disco

Aprenda a liberar espaço em disco eliminando do HD arquivos desnecessários. E não precisa se preocupar: a própria Microsoft disponibiliza ferramentas para ajudar você nessa tarefa.

Agilizar o boot com o uso de mais núcleos do processador

A configuração padrão do Windows 7 determina que somente um dos núcleos do processador seja responsável pela inicialização do sistema operacional. Saiba como alterar essa configuração e determinar quantos núcleos devem ser usados quando seu PC for ligado.

Particionar o disco rígido do computador

Criar diferentes partições no disco rígido pode ser uma boa saída para diversas situações, inclusive proteger os seus arquivos da ação de alguns vírus. Este artigo mostra como criar partições através do aplicativo “diskmgmt.msc”.

Ganhar mais espaço no HD

Tudo que você instala no computador costuma ocupar mais espaço do que deveria. Aprenda como eliminar parte dos arquivos inúteis e temporários com softwares e dicas muito úteis.

Ganhar espaço em disco

Dois truques que podem gerar mais economia de espaço no seu disco rígido: desabilitar o modo de hibernação e reduzir a memória virtual do Windows.

Criar cotas para espaço em disco

Saiba como criar cotas e limitar o espaço em disco para outros usuários do Windows 7 em um mesmo computador.

Desligar o sistema rapidamente

Com algumas alterações no registro do Windows, o desligamento do sistema pode ficar bem mais rápido.

Abrir pastas a jato!

Muitas vezes você abre uma pasta do Windows e percebe que ela demora absurdamente para carregar os arquivos salvos ali. Isso normalmente acontece quando a pasta está recheada deles e precisa de algum tempo para discernir com o que está lidando. Mas saiba que é possível acelerar o processo de abertura de uma pasta específica no Windows.

Adicionar programas para iniciarem com o Windows

Aprenda como configurar o Windows para que ele execute automaticamente todos os programas que você mais usa. Embora o processo de inicialização fique um pouco mais lento, você pode economizar tempo ao trabalhar com esses softwares.

Aumentar a velocidade de exibição das miniaturas na Barra de tarefas

Com a Barra de Tarefas totalmente reformulada, o Windows 7 permite visualizar uma série de miniaturas com a prévia das janelas abertas atualmente. Um problema desta opção é que ela pode tornar o uso do sistema um pouco mais lento. Este artigo ensina como reduzir este tempo e aumentar a produtividade na hora de visualizar janelas diferentes.

Melhorar o desempenho do computador

Dicas e sugestões de como deixar seu computador com Windows 7 mais leve, rápido e sujeito a menos problemas.

Desfragmentar discos automaticamente

Desde as versões mais antigas o Windows oferecia ferramentas para a manutenção do computador, como a desfragmentação de discos. Saiba como agendar a desfragmentação de discos do Windows e, assim, manter o computador sempre rápido e eficiente.

Configurar o Windows Media Player 12 para funcionar em 64 bits

O padrão de funcionamento do Windows Media Player no Windows 7 é de 32 bits – mesmo que seja executado em um Windows de 64 bits. Isso faz com que você não possa explorar todas as vantagens do sistema. Porém, existe uma maneira muito simples de fazer esta alteração.

Barra de tarefas e widgets

Fazer jumplists personalizadas

As Jumplists são uma das novidades da Barra de tarefas do Windows 7, aquele menu acessível por meio de um clique com o botão direito do mouse sobre o ícone de um programa e que fornece atalhos para algumas das funções principais do software. Aprenda a personalizar as jumplists e a adicionar as funções que preferir.

Colocar o Meu Computador na Barra de tarefas do Windows 7

O objetivo deste tutorial é ensinar você a colocar o ícone do Meu Computador na Barra de tarefas, dica que pode exigir um certo empenho por parte do leitor.

Voltar com a barra lateral de widgets

A barra lateral de widgets do Windows Vista era uma das características favoritas de muitos usuários. No entanto, ela foi removida no Windows 7. Os widgets continuam, mas sem a barra que unia todos eles. Este guia explica como é possível instalar esta opção no Windows 7, com a ajuda de um aplicativo chamado 7 Sidebar.

Centralizar os programas na Barra de tarefas

Um truque simples com a Barra de tarefas do Windows 7 é capaz de centralizar os atalhos e programas que estão sendo utilizados no momento. Isso pode dar a impressão de um aproveitamento de espaço um pouco melhor para usuários de monitores widescreen.

Personalizar os ícones dos programas na Barra de tarefas

A sua Barra de tarefas está parecendo um desfile de carnaval com tantos ícones coloridos? Aprenda a alterar a aparência dos atalhos e deixe-os mais padronizados.

Restaurar widgets nativos que foram desinstalados

Você desinstalou algum widget da galeria de gadgets do Windows 7 e agora quer usá-lo novamente? Aprenda como restaurá-los seguindo alguns passos simples.

Organizar a Barra de tarefas criando grupos de aplicativos

Dividir para conquistar! Se a Barra de tarefas está bagunçada, aprenda como separar os aplicativos em grupos e como se organizar melhor.

Trocar a cor da Barra de Tarefas do Windows 7

Neste tutorial você confere como usar um editor de imagens para modificar a Barra de Tarefas e deixá-la com as cores que você quiser.

Desabilitar as miniaturas na Barra de tarefas do IE 8, Firefox e Opera

Você acha que as miniaturas ocupam muito espaço na tela? Que tornam o uso do sistema mais lento? Saiba como desabilitar essa função nos navegadores Internet Explorer, Mozilla Firefox e Opera.

Habilitar a exibição do Windows Media Player 12 na Barra de tarefas

A versão 12 do Windows Media Player excluiu a opção de exibir o programa minimizado na Barra de ferramentas do sistema, o que desagradou a muitos usuários. Saiba como recuperar essa função sem ter que reinstalar uma versão antiga do programa.

Coloque o ícone do MSN na Bandeja de sistema

Quem usa o MSN no Windows 7 já deve ter percebido que, ao ser fechado, o programa vai para a Barra de tarefas em vez de ir para a Bandeja do sistema (systray). Quem sente falta do comportamento das versões anteriores pode trazê-lo de volta em poucos cliques.

Colocar a Lixeira na Superbar

Vale a pena ajustar o Windows 7 para que as funções mais básicas tenham acesso mais simples e direto. Então que tal inserir a Lixeira na Barra de Tarefas?

Mostrar texto ao invés de somente ícones na Barra de Tarefas

Uma das mudanças mais visíveis na Barra de tarefas do Windows 7 é a ausência do texto ao lado do ícone dos programas minimizados. Para retornar ao padrão da versão anterior, siga os passos deste tutorial.

Arrumar a Barra de tarefas para utilizá-la com mais de um monitor

Ao mudar a posição e a orientação das telas, é possível que a Barra de tarefas se torne três vezes mais larga do que o normal. Este é um bug conhecido e uma correção já foi lançada pela Microsoft. Portanto, previna-se e, de quebra, evite aborrecimentos ao trabalhar com mais de um monitor no Windows 7.

Personalizar o Windows 7 com widgets incríveis

Confira quais são as ferramentas mais úteis para a Área de trabalho do Windows 7!

Atalhos e menus

Abrir programas como administrador pelo teclado

Usar teclas de atalho é sempre mais prático e rápido do que largar o teclado e usar o mouse. Com essa dica, você aprende como executar programas usando os privilégios de administrador. Tudo isso sem encostar a mão no “ratinho”.

Adicionar os botões Copiar, Colar e Deletar no Windows Explorer

Altere o Registro do Windows e ganhe mais atalhos na interface do Windows Explorer.

Alterar o Menu do Windows 7 para o modo clássico

Não está se acostumando com o novo visual do Menu Iniciar? Então leia este tutorial e saiba como voltar para o modo clássico.

Adicionar programas ao Favoritos do Windows Explorer

A princípio, o Windows Explorer permite que apenas pastas sejam adicionadas aos favoritos. Mas com essa dica, você também poderá incluir programas na lista de mais usados.

Desfragmentar o disco rígido pelo menu de contexto

Com uma simples alteração no Registro do Windows você poderá desfragmentar discos clicando sobre eles com o botão direito do mouse.

Acessar as propriedades de qualquer item rapidamente

Aprenda a abrir, com apenas um clique, as propriedades dos aplicativos na Barra de tarefas.

Inserir mais opções no menu “Enviar para”

Aprenda como adicionar novas opções de destino para a função “Enviar para”, bastante utilizado pelos usuários do Windows 7.

Adicionar a opção Alternar entre janelas em 3D

Saiba como adicionar a opção “Alternar entre as janelas em 3D” à Barra de ferramentas, como era antigamente, no Windows Vista.

Adicionar abas no Explorer

Saiba como adicionar a famosa função dos navegadores web no gerenciador de arquivos do Windows.

Colocar o ícone “Mostrar Área de trabalho” na Barra de tarefas

Você já deve ter percebido que o atalho para exibir a Área de trabalho não está mais presente na nova versão da Barra de tarefas. Aprenda a trazê-la de volta!

Adicionar os programas que você mais usa na Área de Notificação

Que tal agrupar os programas que você mais utiliza na Área de Notificação? Dessa forma você tem acesso mais rápido aos softwares.

Criar atalhos personalizados

Atalhos no desktop são métodos fáceis para abrir programas rapidamente. Mas o que você acha de deixá-los ainda mais ágeis, com a inclusão de teclas de atalhos?

Acessar o Painel de Controle por meio do “Meu Computador”

Você ainda estranha a retirada do acesso ao Painel de Controle do “Meu Computador”,? Com este tutorial você fazer com o que Windows 7 deixe tudo como era no XP.

Adicionar atalho transparente para separar e organizar a Barra de tarefas

Quem sente dificuldade para encontrar o programa certo no meio de muitos ícones da Barra de tarefas pode acrescentar espaçadores e, assim, destacar mais os itens mais usados.

Adicionar programas ao menu de contexto

Seria o máximo contar com algo melhor do que atalhos no seu desktop, não? Insira os programas de que você mais gosta ou que usa com maior frequência no seu menu de contexto. Economize tempo e cliques!

Configurar o AutoPlay

Quando você insere um disco ou conecta um pendrive ao computador, o Windows habilita o processo de AutoPlay. Descubra como fazer para que o Windows 7 aprenda a identificar o que deve ou não ser listado como item da lista de reprodução automática.

Criar um instalador universal do sistema

Existem muitas versões do Windows 7 no mercado e cada uma exige seu próprio disco de instalação. Com esse tutorial, você aprender a criar um único disco, capaz de instalar todas as versões.

Colocar o Menu Clássico

Mais uma dica para quem não se acostuma com o menu do Windows 7: aprenda a exibi-lo com o visual do Windows XP.

Pesquisar sites a partir do desktop

Uma das novidades mais interessantes do Windows 7 é a adição dos Search Connectors. Com eles, você pode pesquisar em sites como o Google e Wikipedia, sem a necessidade de abrir um navegador web.

Definir programas como padrão

O Windows associa alguns programas com determinadas extensões de arquivos. Aprenda como alterar esta configuração e adaptá-la para os seus gostos.

Fixar aplicativos no Menu Iniciar

Personalize o Menu Iniciar e tenha acesso mais rápidos aos programas que você mais utiliza.

Obter a velha barra de inicialização rápida no Windows 7

Se nenhum dos artigos desta categoria conseguiu mudar a sua opinião pela nova Barra de tarefas, talvez seja o caso de voltar para a versão antiga. Veja como fazer!

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s